A Ansiedade
A Ansiedade
Era uma vez uma emoção chamada ansiedade.
A Ansiedade anda de um lado para o outro como uma barata tonta. Corre o dia todo.
A Ansiedade chega ao fim do dia cansada e sem se lembrar o que fez!
-“ Ah. Pensei o dia todo no dia de amanhã!”
A Ansiedade come muito rápido sem saborear.
A Ansiedade anda tão agitada que depois faz coisas más. Bate nos amigos, belisca, risca os cadernos…tudo para que alguém se distraia com ela.
De tanto correr e de tanto estar cansada, a ansiedade adoeceu e foi ao médico.
Estava tão doente que pela primeira vez deixou o médico fazer o trabalho dele sem se mexer.
O médico disse-lhe que ela precisava de descansar, de viver!
– “De viver? Perguntou a Ansiedade – O que é viver?”
-“Viver é sentir. Sentir a chuva da água, sentir o som de um passarinho, sentir o vento, sentir que estamos tristes ou contentes, sentir que o tempo não chega depressa só porque tu não páras…sentir o sabor de um quadrado de chocolate em vez da caixa inteira e da dor de barriga a seguir…Viver é sentir. Deixares –te levar pela vida em vez de quereres controlar a vida. Viver é ser feliz.”
A Ansiedade decidiu fazer o que o médico disse e relaxar. Esperar. Ter paciência.
Aos poucos, a dor de barriga que tinha sempre deixou de aparecer; o tempo passou mais rápido, a alegria invadiu o seu sorriso e deixou entrar a vida dentro do seu corpo.
A Psicóloga Lá de Casa.


